Receitas

Nesta página disponibilizaremos receitas simples, práticas, rápidas e baratas num contexto geral, mas o sabor das mesmas dependerá da qualidade dos produtos usados, e se estão na época devida.

Para mais receitas, leia o livro Crulinária Frugal – Receitas do Paraíso e Crulinária Frugal – Doces delícias. Para as receitas mais gourmets como tortas, cupcakes, bolos, lasanhas, brigadeiros etc. frequente nossos cursos presenciais ou online e retiros culinários e veja fotos em: http://www.flickr.com/saudefrugal

Vitamina de banana com canela “Smoothie”
Ingredientes:
5 bananas médias (500 gramas)
1/3 da água de um coco verde (100 a 150 ml)
1 colher de canela em pó
Preparo: Coloque suas bananas maduras no liquidificador e, se preferir mais diluída, adicione mais água de coco. Não adicione água se preferir mais concentrada e mais doce.
banana com canela - Vitaminas
É impressionante como fica gostoso! Por estarmos acostumados a misturar leite ou outros líquidos à vitaminas, nunca imaginamos que apenas bananas, ou bananas e água, têm um gosto até melhor! Este “leite de banana” ´e muito usado por atletas veganos como meio de hidratação durante as provas atléticas. Substitui, com amplas vantagens, qualquer repositor isotônico! Para ver o vídeo de youtube, que ensina como fazer esta receita, acesse: http://youtu.be/dEuwyr-GkJ0
Gaspacho fugívoro com croutons de pepino
Gaspacho frugívoro com croutons de pepino
Ingredientes:
1/4 de um mamão formosa médio (400 gramas)
2 tomates médios (400 gramas)
1 pepino pequeno (100 gramas)
coentro ou erva de sua preferênci
1/4 do suco de um limão pequeno
Preparo: Abrimos o mamão formosa ao meio e na horizontal, removendo seus caroços. Colhemos a polpa de uma das metades do mamão, não danificando a casca, porque a queremos inteira. Para tanto, evitamos raspá-lo muito próximo ao fundo. Separamos a casca em um prato.Após, liquidificamos a polpa do mamão com os tomates, o coentro e o limão. Se pusermos mais mamão do que tomates, obteremos uma sopa mais doce, do contrário, mais salgada. Utilizamos a gosto o limão para intensificarmos o sabor.Servimos a mistura liquefeita dentro da casca do formosa. Agora, fatiamos o pepino em pequenos cubos e um pouco mais do coentro, pondo-os, decorativamente, no centro da sopa.
Salada Couvelícia  

CrudiBook 0186

  Ingredientes:

1 Manga média (250 gramas)

1/2 limão médio

Polpa madura de um coco verde (20 gramas)

1 ramo grande de couve (250 gramas)

3 talo de aipo (250 gramas

2 tomates médios (250 gramas)

5 tiras de cebolinha

Preparo: Arrancamos os talos da couve até em cima, só deixando as folhas. Fatiamos finamente a couve já sem o talo. A seguir, colocamos as folhas em uma tigela. Liquidificamos a manga, a polpa do coco, o suco do limão e a cebolinha e jogamos o molho por cima da couve. Misturamos bem e deixamos marinar por alguns minutos. Enquanto isso, fatiamos finos os tomates e processamos os talos de aipo em um processador de alimentos com lâmina S até que se transformem em pequeninos grãos de aipo. Misturamos os tomates e o aipo processado com a couve, decoramos como na foto e aproveitamos!

Para aprender visualmente essa receita, veja o vídeo da mesma em: http://www.youtube.com/watch?v=xLd0-Fuv0no

Leite de morango (receita do livro Crulinária Frugal – Receitas do Paraíso)

Coco loco e leite de morango

Água de um coco verde grande (400 ml)
1/2 da polpa de um coco seco (150 gramas)
1 caixinha pequena de morangos (300 gramas)

Preparo: abrimos nosso coco verde com um furador, despejando sua água no liquidificador. Com um facão, acertamos as costas da lâmina no centro do coco seco, à medida em que o giramos lentamente, aplicando golpes por toda a sua circunferência, até que ele rache. Então, inserimos uma faca entre a casca e a polpa do coco, girando-o, até que esta se solte. Acrescentamos a polpa do coco seco ao liquidificador. Removemos a coroa dos morangos, liquidificando-os junto dos demais ingredientes durante um minuto.

A seguir, coamos o leite com um coador ou um tecido voal e servimos. Comemos as fibras que ficaram no coador ou, se preferirmos, adornamos com elas uma salada de frutas, por exemplo

Para ver o preparo na íntegra, acesse: http://www.youtube.com/watch?v=aEgB08k6o6c

Pina Colada

Pina colada

1/3 de um abacaxi médio ou 1/2 de um pequeno (350 gramas)
2 peras pequenas (250 gramas)
Água e polpa de um coco verde mais maduro (200 ml de água e 100 gramas de polpa)

Preparo: Descascamos e descaroçamos as peras. Desmiolamos o abacaxi já descascado. Antes de liquidificá-los com a polpa do coco e sua água, reservarmos um pedaço de uma das frutas para decorarmos a borda do copo no qual o drinque será servido. Ao bebermos usamos um canudo.

Para ver o preparo da receita em vídeo, acesse: http://www.youtube.com/watch?v=OeH-HFk-oXQ&feature=share&list=UUYamjJAo9qHUIN1jLYEDN4w

Gatorade Crudívoro

3 a 4 bananas médias (400 gramas)

2 tâmaras frescas (50 gramas)

2 talos de aipo (140 gramas)

Água de um coco verde gelado (350 ml)

Preparo: Descaroce as tâmaras, descasque as bananas, remova as folhas do aipo e liquidifique todos os ingredientes. Coloque mais ou menos água, de acordo com a densidade que você preferir, mais para vitamina ou mais para suco!

Assista a receita no youtube: http://www.youtube.com/saudefrugal (http://www.youtube.com/watch?v=vjMCxRDpqgY&list=UUYamjJAo9qHUIN1jLYEDN4w)

Couve e hortelã 
Green smoothie
3 bananas médias (300 gramas)
1/2 manga média (200 gramas)
1 a 2 punhados grandes de hortelã
5 folhas de couve pequenas (150 gramas)
100 ml de água
Preparo: Para essa receita, as folhas de hortelã devem ser frescas, assim como as de couve, tenras, bem jovens. Retire os talos da couve e os galhos da hortelã. Liquidifique as frutas primeiro e depois adicione as folhas e a água.
Veja o vídeo em: http://youtu.be/rQHbxmZ16lI
Para ver fotos de nossas receitas dos nossos livros de receitas e cursos culinários, acesse nosso Flickr em: http://www.flickr.com/saudefrugal
Anúncios

21 respostas em “Receitas

  1. Oi!
    Conheci o site hoje enquanto pesquisava sobre higienismo. Já estou gostando bastante porque na internet não tem tanto conteúdo quanto eu gostaria sobre isso. Vou fazer um aninho de vegetariana e estou buscando novos conhecimentos e receitas para melhorar minha dieta e disposição física. Comecei a seguir alguns princípios higienistas e me sinto muito bem mesmo, fisicamente e emocionalmente.
    Eu conheço essas duas receitas, a de banana eu adoro. Um dia eu fiz a de tomate e os tomates que eu escolhi estavam meio passados e eu quase vomitei, daí fiquei com medo de fazer de novo. Não sei por que, mas sempre que eu bato tomates pra fazer sopa crua eu não curto.
    To gostando bastante do conteúdo do site.
    Valeu!

  2. Tentei recomendar seu vídeo do smothie, que adoro, numa lista que sou moderadora, mas aparece a mensagem que o vídeo é privado…
    É isso mesmo?
    Abs e parabéns pelas receitas

  3. Muito boa as receitas. Não tem mais? Sou intolerante a lactose e experimentei o smoothie de banana com água de coco e ficou excelente. Adorei. Sucesso e postem mais! =)

  4. Oi Eduardo te conheci pelo programa da L.Nagle-sem censura- e embora seja uma sem -força de vontade assumida-, gosto e vivo olhando sites de comida natural.Fiz um curso ,aqui em Belém-Pa de Unibiótica pois nessa época estava pra me operar de uma fístula e meu irmão ia fazer a 3ªcirurgia de um polipo nas cordas vocais e posso afirmar que realmente a mudança alimentar é tudo na vida de um indivíduo e cura!Já estou aqui olhando tuas receitas. Pena eu não conseguir mudar totalmente,mas pelo menos não como carne ,antigamente tinha tirado até o frango mas aqui em casa é difícil e só eu não consegui ainda embora tenha promovido algumas mudanças ,mas poucas diante do que sei q deveria. meu filho tbm já mudou um bocado mas é carnívoro . ah tbm tirei o leite de vaca do café-com-leite.mas um dia chego lá. Continue espalhando saúde ,é mt bacana isso. Parabéns por ter conseguido mudar e com isso ganhar mt saúde.E se possível poste mais receitas de doces ,esse é meu fraco e estou c alta de insulina hehehehveja só! abraços ! Fátima Costa-Belém-Pa]

    • Prezada,

      acredito que precisamos nos educar no assunto. Só assim vejo que as pessoas realmente mudam por completo. Sugiro você ler meu livro, o Saúde Frugal ou o the 80/10/10 diet do também higienista Dr. Graham. Te garanto que após a leitura de vários bons livros higienistas, você mudará sua perspectiva e adotará facilmente os bons hábitos do viver.

      Abs e boa sorte, Ed.

  5. Eduardo, adorei te conhecer em Curitiba, fiquei querendo as receitas do curso…pena que não pude participar, mas já estou aqui te escrevendo como conversamos…
    Abraço e muito mais sucesso!

  6. Olá Eduardo, encontrei te no meio do Google e do Facebook, e estou encanto, sou de Portugal e aqui existe muito pouca informação acerca do crudivorismo, embora acho que ainda haja pouco adeptos do vegetarianismo ( aqui em Portugal), existe livros e uma revista de culinária de vegetarianismo e vai se realizando workshops aqui e ali , mas nada de crudivorismos ( que eu tenha conhecimento ) até a data não encontrei nenhum livro de receitas crudívoras , por acaso o Eduardo tem o livro publicado em Portugal? caso contrário como poderei tê-lo?

    Obrigado
    Abraços

    • Prezado Pedro,

      Vendemos muitos livros para leitores portugueses. É só nos mandar um email para saudefrugal@gmail.com que nos calculamos o valor do frete e te enviamos a cobrança via paypal ou você pode usar western union ou outras formas de pagamento.

      Nossos livros só estão disponíveis no Brasil, mas enviamos eles para todo o mundo. Me adiciona no facebook. Tem um grupo lá de 5 mil frugívoros, posso te indicar pessoas crudívoras dai!

      Att, Ed.

  7. Olá Eduardo. Vi a reportagem de comida saudável no Globo repórter outro dia e achei muito interessante a proposta. Confesso que por ser carnívora não conhecia o crudivorismo e pretendo diminiuir o consumo de carne por questões de saúde. Reparei que as receitas não levam sal e açúcar. Talvez nisso é que tenha um pouco de dificuldade.
    Abraços
    Soraya

    • Prezada Soraya,

      Sei como é pois eu era muito carnívoro e usava sal e açúcar em tudo. Mas com o devido aprendizado na maduração das frutas e com um tempo para o paladar se adaptar seu paladar volta ao natural, esquecendo esses condimentos não saudáveis!

  8. Oi Eduardo, estou pesquisando sobre alimentação viva, crudivorismo, veganismo há algum tempo.. tb já conhecia um pouco de higienismo através de um material do spa Maria Bonita. Testei uma semana com sucos verdes e leites vegetais e vi grandes mudanças.. depois tentei inserir alimentos crus (não liquidificados) e os tais germinados.. Sinceramente… desisti dos germinados.. simplesmente detestei o gosto deles e achei complexo ficar controlando tempo de agua e “ar”… pelo que vi, o frugivorismo higienista tem uma proposta um pouco diferente… (acho que não germinam) não sei ainda.. encomendei seus livros nessa expectativa.. de conhecer um pouco mais pra poder colocar em prática, definitivamente…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s